Esta semana, em visita à neta acometida por uma virose, lá veio a minha mãe tomar um cházinho e a conversa levou à minha avó que, nos seus últimos dias de vida só pedia às filhas que lhes fizessem uns "granitos" com arroz, obrigando todos a contribuirem com uns escudos (que não tinham) para ir comprar um bocadinho de borrego para dar gosto aos "granitos". E esta palavra, esta história, ficou a ressoar no meu coração durante dias.
Todos os dias, olhava para o ingrediente principal e pensava: " Como é que posso pôr aqui uns "granitos"? E no dia do bacalhau, fez- se luz! Num bacalhauzinho estufado uns quantos grãos seriam um toque especial. Mas como já tinha prometido à Brownie que lhe fazia "couscous", não pude ser fiél à história dos gãos com arroz da avó, puxando a coisa além Algarve, mais para Marrocos ( dizem que é a mesma coisa e eu, orgulhosa, apoio!). E assim nasceu: Bacalhau com grão, ovos e couscous.
Bacalhau, grão, couscous
(para 2 e 2 ½ comensais)
2 lombos de bacalhau
2 tomates bem vermelhinhos
1 pimento vermelho
1 cebola
2 dentes alho
1 folha de louro
Coentros q.b.
1 lata pequena de grão cozido
2 ovos
Sal, azeite, pimenta q.b.
200 gr. de couscous
Lavar os lombos de bacalhau, retirando as peles e barbatanas. Reservar.
Num tachinho, fazer a base do estufado com o azeite, a cebola, o alho, o louro, o tomate (sem pele nem graínhas), o pimento cortado em tiras finas e o coentro. Quando começar a libertar os perfumes, junta- se água e deixa- se levantar fervura. Nesta altura, juntar os lombos de bacalhau e deixar cozer. Depois do bacalhau cozido, junta- se o grão ( lavado e escorrido) e deixa- se ferver de novo. Nesta altura, abrir os ovos na superfície do estufado e deixar escalfar.
Servir acompanhado de couscous soltinho, bem embebido no molho do bacalhau.