Muffys, não Muffins!!!

A viagem em busca do título (perfeito) para um blog pode transformar- se numa verdadeira expedição pelos recantos mais íntimos das nossas inspirações e das nossas memórias, e não é, nada mais nada menos que a tentativa de responder à pergunta: o que é que me inspira? Iniciei esta viagem pelas memórias. Da infância. Da casa da tia Julieta em Tavira e do cheiro a figos, a amêndoas e de trepar à alfarrobeira com os primos. E como não há nenhum algarvio que não tenha um pezinho em Marrocos vagueei pelo Oriente, pelos perfumes e aromas que nos deixaram em herança ( para além das mouras encantadas!). E do Oriente, da Índia, veio o meu sonho mais sonho, veio o amor verdadeiro (... e o tempero da sogra!). E foi desta magia oriental que nasceram as minhas inspirações que têm (por coincidência) alcunha de guloseima: Muffy (diminutivo carinhoso de nome de pestinha), quase tão docinha como um muffin, mas muito, muito mais apimentada; e Brownie, tão docinha, tão apaixonada por chocolate que o tom da sua pele quase reflecte o tom dourado da guloseima. São elas que me inspiram e me incentivam a ser feliz todos os dias! Muffy e Brownie!



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gelado de pêssego



Pink peach tree in blossom by Vincent Van Gogh, 1888

    O pessegueiro é uma árvore originária da China, que foi introduzida nas rotas comerciais através da Pérsia (uma das variedades mais conhecidas é a Prunus persica, nome que nos remete para essa origem).
    O pêssego é uma fruta cujo aporte calórico é praticamente nulo. É, contudo uma fonte de vitaminas e minerais benéficos para a saúde.
Rico em fibras, sais minerais (ferro, enxofre, iodo, fósforo, manganês e magnésio), vitaminas A, C, complexo B e B5.
    É indicado na manutenção de um intestino saudável e funcional, para atenuar os sintomas do reumatismo, problemas de pele e de sistema nervoso. Para além disto, é útil na regulação dos níveis de ácido úrico, ajuda na eliminação de toxinas e em problemas respiratórios.

    A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave.


    Visto que esta é uma fruta com tão poucas calorias, que tal um toque de varinha mágica para lhe adicionarmos umas quantas?

500 gr. de pêssego
250 gr. açúcar
200 ml natas
Liquefazer o pêssego com o açúcar. À parte bater as natas até que fiquem bem firmes. Juntar ao coulis de pêssego de forma suave.
Quem tiver uma sorveteira, levar à sorveteira até que atinja a consistência pretendida. Quem não tiver, colocar no congelador, dentro de um recipiente tapado. Neste caso, terá de ter o cuidado de bater o gelado enquanto ele solidifica de forma a quebrar os cristais de gelo e, assim, obter um gelado cremoso.
Da próxima vez:
- não vou colocar tanto açúcar.
- vou tentar substituir as natas por iogurte natural magro.

Quanto a fotos, nem tudo está perdido. Sobrou o suficiente para uma bola. Amanhã tento colocar.
Um abraço.

Sem comentários: