Muffys, não Muffins!!!

A viagem em busca do título (perfeito) para um blog pode transformar- se numa verdadeira expedição pelos recantos mais íntimos das nossas inspirações e das nossas memórias, e não é, nada mais nada menos que a tentativa de responder à pergunta: o que é que me inspira? Iniciei esta viagem pelas memórias. Da infância. Da casa da tia Julieta em Tavira e do cheiro a figos, a amêndoas e de trepar à alfarrobeira com os primos. E como não há nenhum algarvio que não tenha um pezinho em Marrocos vagueei pelo Oriente, pelos perfumes e aromas que nos deixaram em herança ( para além das mouras encantadas!). E do Oriente, da Índia, veio o meu sonho mais sonho, veio o amor verdadeiro (... e o tempero da sogra!). E foi desta magia oriental que nasceram as minhas inspirações que têm (por coincidência) alcunha de guloseima: Muffy (diminutivo carinhoso de nome de pestinha), quase tão docinha como um muffin, mas muito, muito mais apimentada; e Brownie, tão docinha, tão apaixonada por chocolate que o tom da sua pele quase reflecte o tom dourado da guloseima. São elas que me inspiram e me incentivam a ser feliz todos os dias! Muffy e Brownie!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate com framboesas.




    Janeiro é, como costumo dizer, o mês de todos os aniversários! Mas, para além da Muffy, do querido maridinho, sobrinhos e cunhadas- tudo malta com mau feitio, mas com um grande coração- há um que é compreensivelmente especial: a minha mãe!

    Que tipo de pessoa é a minha mãe? Bom, podia começar a falar das suas origens humildes de filha de pescador que nunca conseguiu passar da 2ª classe  porque tinha de distribuir os almoços pelos irmãos e pai que andavam a trabalhar. Ou então da mãe aguerrida que sempre lutou para que aos seus filhos nunca ninguém apontasse o dedo por falta de educação (e também lutou às vezes contra eles, porque estavam a crescer e percebeu que não seriam só seus para sempre...), ou ainda da esposa que, durante vinte e cinco anos esperou por um marido emigrado e resistiu, sem uma queixa e sem vacilar,  à solidão e à saudade, mesmo quando os filhos mais velhos seguiram os passos do pai.

    Também foi uma mulher que perseguiu toda a vida o sonho de ter uma filha menina e que nunca desistiu mesmo quando Deus lhe  levou algumas vezes esse sonho, e mesmo quando a idade já fazia temer pela vida.
A menina acabou por vir e, com ela, veio mais uma vez o medo de a perder, para o Azar, para os amigos, para o Mundo ou, ainda mais terrível, para o Amor.

    Depois do turbilhão que foi a relação com esta menina, a vida da minha mãe mudou, quando esta menina se tornou na sua melhor amiga, numa mulher plena e feliz que lhe deu mais duas meninas ( para além das primeiras outras seis netas, já para não falar nos bisnetos). E com estas duas meninas (aquelas que  a proximidade física permite) pode , de novo, alimentar aquela fonte contínua de amor e carinho que sempre partilhou com todos à sua volta.

    A coisa que mais recordo dos tempos em que, como ela diz, era L., são as gargalhadas. E são as coisas que mais sinto pena que tenha perdido. Para além de ser um coração puro e amigo de todos, ela era a alegria de qualquer festa: a mulher da risota, das partidas e das piadas. E eu, se não conseguir que ela volte a ser assim, o mínimo que desejo, é ser eu assim e depois, se me perguntarem como é que consigo estar sempre bem diposta eu responderei: " saio à minha mãe!"



BOLO DE CHOCOLATE COM FRAMBOESAS

( a receita é a mesma que usei no bolo da Minnie que fiz para a M.)

Bolo:

4 ovos + 1 cháv. açúcar
1 cháv. óleo+1 cháv. água quente
2 cháv. farinha com fermento peneirada +2 cháv. de chocolate em pó
1 pitada de sal

Cobertura e recheio:

2 pacotes de natas frescas
120 gr. de açúcar
1 embalagem de framboesas, morangos ou outra fruta
Bolo:
Bater os ingredientes na sequência descrita.
Pré-aquecer o forno a 180º e cozer entre os 150º e os 180º.

Se o forno for elétrico, colocar uma folha de papel de alumínio por cima. Quinze minutos após o início da cozedura, o bolo já apresenta o topo cozido.Colocar o alumínio nessa altura. Cozer durante 30 e 40 graus.


Cobertura


Bater as natas com o açúcar até que fiquem bem firmes (cuidado para não passar a manteiga) e reservar no frio. 
Quando o bolo estiver frio, cortar a meio e rechear com as natas batidas e framboesas ( morangos ou qualquer outra fruta ). Montar  o bolo, cobrie e rechear com as restantes natas batidas. Decorar com as framboesa e polvilhar com açúcar em pó.


Cantar os Parabéns!!!

1 comentário:

Ramona Alina disse...

Uma delicia! gostei apresentação:)