Muffys, não Muffins!!!

A viagem em busca do título (perfeito) para um blog pode transformar- se numa verdadeira expedição pelos recantos mais íntimos das nossas inspirações e das nossas memórias, e não é, nada mais nada menos que a tentativa de responder à pergunta: o que é que me inspira? Iniciei esta viagem pelas memórias. Da infância. Da casa da tia Julieta em Tavira e do cheiro a figos, a amêndoas e de trepar à alfarrobeira com os primos. E como não há nenhum algarvio que não tenha um pezinho em Marrocos vagueei pelo Oriente, pelos perfumes e aromas que nos deixaram em herança ( para além das mouras encantadas!). E do Oriente, da Índia, veio o meu sonho mais sonho, veio o amor verdadeiro (... e o tempero da sogra!). E foi desta magia oriental que nasceram as minhas inspirações que têm (por coincidência) alcunha de guloseima: Muffy (diminutivo carinhoso de nome de pestinha), quase tão docinha como um muffin, mas muito, muito mais apimentada; e Brownie, tão docinha, tão apaixonada por chocolate que o tom da sua pele quase reflecte o tom dourado da guloseima. São elas que me inspiram e me incentivam a ser feliz todos os dias! Muffy e Brownie!



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bolo Streusel de Maçã ou o combate à mosca da fruta!

    Este post é uma homenagem ao meu excelentíssimo. Já não aguento vê- lo a perseguir as moscas da fruta que, de repente e (quase) sem explicação invadiram a nossa cozinha. A única coisa boa é apreciar o ar de satisfação do caçador quando, ao fim de meia hora de andar de pano da cozinha em riste po cima de cadeiras e bancadas, consegue, finalmente, terminar com a vida, curta mas não insignificante, de uma pequenina mosquinha da fruta.
    Olhando para o cesto da fruta dei- me conta que tem só maçãs. E muitas. Maçãzinhas vermelhas que sobram entre uma e outra ida ao supermercado, entre um e outro carregamento de maçãs novas.  E para que não se tornassem um banquete para as minhas mosquinhas ( banquete do condenado, porque, mal elas sabem, o grande caçador tem- nas de baixo de olho!) hoje fui espreitar o site Joy of baking em busca de algo em que transformar as minhas pequenas maçãs.
    Este site é uma verdadeira enciclopédia para quem gosta de bolos, seja em forma de bolo, biscoito, muffin, tarte, torta. Enfim, há receitas para todos os ingredientes de base que se queira utilizar. E, para além disso, tem sempre uma breve introdução que contextualiza a receita, do ponto de vista histórico, cultural ou social.

É minha solene intenção fazer esta receita durante o fim- de- semana...Muffy e Brownie o permitam!


Bolo Streusel de Maçã

Para
8- 10 investidas gulosas
Pré- aquecer o forno a 180 graus. Barrar uma forma  de mola com margarina (20 cm. de diâmetro) e proteger o fundo com papel vegetal.
Cobertura do Streusel:
Numa taça grande misturar a farinha com a canela em pó. Adicionar a manteiga com a batedeira para bolos u com um garfo até que ganhe o aspecto de migalhas. Juntar, mexendo, o açúcar mascavado e as avelãs em pedaços. Reservar enquanto se prepara a massa.
Massa: Numa taça, misturar a farinha, o fermento e o sal.
Numa outra taça (ou na taça da batedeira eléctrica) bater a manteiga até que ganhe um aspecto cremoso e macio. Adicionar o açúcar e bater até que atinja uma consistência clara e homogénea. Juntar o ovo e o extracto de baunilha e bater até que fique bem misturado. Juntar a mistura de farinha anteriormente obtida, alternadamente com o leite, e bata só até que tudo esteja homogéneo.
Espalhar a massa no fundo da forma alisando a superfície com uma espátula.
Cobrir com as fatias de maçã, dispostas ordenadamente e, de seguida, cobrir com a cobertura preparada.
Levar ao forno durante aproximadamente 45-50 min. ... ou até que o palito se manifeste!
Retirar do forno e deixar arrefecer em cima de uma grelha.
Servir morno ou a temperatura ambiente com gelado de baunilha ou natas batidas.
Nota:  Para torrar as avelãs leve ao forno durante 15 min. , a 180 graus, ou até que  o perfume se solte e a pele comece a soltar- se.  Retire do forno e embrulhe numa toalha. Esfregue até que todas as casquinhas se soltem. Deixe arrefecer antes de usar.
Torrar os frutos secos tem várias vantagens: acentua o sabor rico e amanteigado e elimina as cascas que lhes conferem um sabor amargo.
Lista de ingredientes:
Cobertura:
1/2 cháv. (65 gr.) farinha
1/2 col. de chá  de canela em pó
3 col. de sopa (40 gr.) de manteiga fria e cortada em cubos
1/4 cháv. (70 gr.) açúcar mascavado
1/4 cháv. (20 gr.) avelãs ( ou nozes, amêndoas) grosseiramente picadas
Massa:
1 cháv. (130 gr.) farinha
1 col. de chá de fermento em pó
1/8 col. de chá de sal
1/4 cháv. (56 gr.) (4 col. de sopa) manteiga a temperature ambiente.
1/2 cháv. (100 gr.) açúcar branco.
1 ovo grande
1/2 col. de chá de extracto de baunilha
1/3 cháv. (80 ml) leite
2 maças Granny Smith grandes, descascadas, descaroçadas e cortadas em fatias finas.